quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Professor Coutinho em Madrid


Professor Coutinho em Madrid

Luciano Coutinho é economista, consultor e professor na UNICAMP, autor de vários livros e foi ele que apresentou ao Presidente Lula, em novembro de 2006 (após as eleicoes) uma idéia de investimentos públicos em setores estratégicos, que se converteu no PAC (Plano de Acelerracao do Crescimento).

Coutinho está em Madrid (ES) trabalhando em um curso do Instituto Ortega e Gasset, uma instituicao que se dedica a investigacao e formacao na área de Ciencia Social e Administracao Pública. Além desse compromisso Coutinho fará uma Conferencia na Casa da América na próxima quarta-feira dia 21 de fevereiro e esteve ontem, na Universidade Complutense falando para um grupo de pessoas que estao participando de um curso chamado “Brasil Outro Mundo”, que consiste em encontros semanais que se estende até abril, coordenados pelo Professor Roberto Carballo.

Na palestra de ontem, Coutinho fez uma síntese do sistema economico brasileiro, antes do governo Lula, durante o primeiro mandato e suas perspectivas futuros. O economista deu enfase para o problema de endividamento externo, que comecou na segunda parte do regime militar, foi o principal responsavel pela chamada década perdida dos anos 80 e nos anos 90 pelo déficit público, indexacao da moeda ao dólar, maior endividamento (apesar das privatizacoes) e enfim pela alta vulnerabilidade da economia brasileira antes da eleicao de Lula.

O governo Lula, através do ministro Palloci e Meireles no Banco Central optaram por um modelo conservador. Nao houve alteracao no rumo da macro-economia, apenas o Brasil aproveitou o momento favorável da economia mundial, resolveu o problema da dívida pública externa (resta a dívida privada) mas nao resolveu o problema da dívida interna. As altas taxas de juros impedem o crescimento economico e favorecem a especulacao. Além da política macro-economica Coutinho aponta a necessidade de uma reforma previdenciária e fiscal e mais eficiencia na execucao das políticas públicas.

Por outro lado o PAC é um desafio importante, todavía nao resolve o problema central. “Se efetivar 70% será um éxito”, avalia Coutinho. O governo tem dificultades de apoio e credibilidade nos setores empresarias e entre os economistas mais conservadores.

Por fim, Coutinho destacou a importancia política dos programas sociais de Lula no primeiro mandato, que foram responsáveis pela reeleicao em 2006.

Sem comentários: