quinta-feira, 24 de maio de 2007

Militantes petistas na Europa se preparam para o III Encontro


Militantes petistas na Europa se preparam para o III Encontro

A organização de militantes do PT no exterior teve um papel importante nos anos 90, como ponto de apoio para o Partido e uma forma de inserção na pauta política internacional, sob a direção do então secretário de relações internacionais do PT e hoje assessor do Presidente Lula, companheiro Marco Aurélio Garcia.

Os militantes do PT que estudam e trabalham no exterior, tinham um espaço organizativo que eram os núcleos de petistas no exterior, previstos no próprio estatuto do Partido e tinham uma atuação importante em vários países da Europa e nos Estados Unidos.

Depois de 1997 diminuiu a intensidade de organização, mantendo-se praticamente em atividade o Núcleo do PT-Lisboa (Portugal) e Estados Unidos, de modo que, a partir do II Encontro dos Petistas da Europa, realizado em Lisboa em setembro do ano passado e de algumas iniciativas coletivas, os núcleos voltaram a ser articulados em vários países da Europa, como Espanha e França.

Resultado dessa retomada, acontece nos próximos dias 1, 2 e 3 de junho, em Paris (França) o III Encontro dos Petistas da Europa, com a presença do Presidente Nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini e do Secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar.

A pauta principal do encontro será o III Congresso Nacional do PT, que ocorre em início de setembro, em São Paulo, a organização do PT no exterior e a situação dos imigrantes brasileiros.

Para o III Congresso do PT o Encontro Europeu pretende apresentar uma proposta de inclusão da organização do PT no exterior na pauta, bem como mais detalhes sobre o tema no próprio estatuto do PT. Em relação à organização dos núcleos o debate a respeito do papel dessa organização no contexto atual, diferente dos anos 90, bem como a criação de uma rede entre os diversos países.

O mês de maio foi de intensa preparação, além do trabalho organizativo do encontro coordenado pelos militantes em Paris, ocorreram reuniões em Madrid no dia 12 de maio, Lisboa dia 13 e Barcelona dia 18, todas com objetivo de preparação para o evento, somando um intenso trabalho também virtual de mobilização e debate.
A expectativa é de contar com a presença de mais de sete países da Europa e já confirmada uma representação dos Estados Unidos.

A abertura do III Encontro de Petistas da Europa ocorre na sexta feira, dia 01 de junho, na Maison de l’Amérique Latine. Estão convidados os partidos de esquerda franceses; entidades civis; brasileiros e franceses, de modo geral. No sábado e domingo, dias 2 e 3 de junho, as reuniões prosseguem no Espace Niemeyer, entre os representantes dos Núcleos da Europa e Estados Unidos e o Presidente do PT e o Secretário de Relações Internacionais. Na tarde de sábado o Secretário de Relações Internacionais, Valter Pomar, falará sobre a conjuntura internacional e o PT.

Sem comentários: