quarta-feira, 23 de maio de 2007

José Viegas, um exemplo diplomático


Alguns momentos sao importantes e nao se pode deixar de registrar. Ainda que nao o tenha feito com fotografia, para nao parecer “deselegante”, no dia de hoje, tive a honra de ser recebido e conversar informalmente com o embaixador brasileiro na Espanha José Viegas Filho, falando da organizaçao do PT em Madrid e na Europa.

Um grande profissional da diplomacia, que ja ocupou o cargo de embaixador em diferentes países por diversas vezes, mas acredito que o mais importante foi a sua atuaçao como primeiro Ministro de Defesa do governo Lula.

Talvez a funçao mais difícil do governo que começou no dia 01 de Janeiro de 2003 e uma das mais importante para a governabilidade, pois a única relaçao entre Forças Armadas e o PT era uma relaçao oposta historicamente e foi graças a diplomacia e o profissionalismo, porém, sem deixar de ter posiçao política.

Para mim, José Viegas Filho, tenho a imagem da referência diplomática progresista.

Ainda que sua atuaçao, a frente do Ministerio de Defesa tenha sido eficiente e discreta, sua saída foi que chamou a atençao, pela circunstancia e motivos e sua carta de demissao é um verdadeiro documento histórico.

http://www.radiobras.gov.br/materia_i_2004.php?materia=206067&q=1&editoria=

Sem comentários: