terça-feira, 24 de abril de 2007

Encontro de petistas em Madri


Encontro de petistas em Madri

No dia 22 de abril de 2007, no Bar Kabokla, em Madri realizamos um primeiro encontro para a retomada da organização de um núcleo de base do Partido dos Trabalhadores (do Brasil) na capital Espanha.

Esse encontro faz parte de um esforço de retomar a articulação dos petistas que vivem no exterior, em função da realização do III Congresso Nacional do Partido e com o objetivo de retomar um funcionamento orgânico desses espaços partidários. O núcleo de Lisboa (PT) é a experiência que mantém maior tempo de organicidade, mais de 13 anos, e está contribuindo com a animação dos demais núcleos.

Fizeram-se presentes na reunião deste dia 22 de abril um grupo de nove pessoas, com uma rica diversidade profissional e de origem. Eram provenientes dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e um convidado de El Salvador, que acompanhou a reunião. Entre as nove pessoas estavam professores, estudantes, uma jornalista, uma empresária e um trabalhador da construção civil. Contamos com a presença de representantes do Núcleo de Lisboa e filiados, simpatizantes e amigos do PT que vivem em Madri.

A pauta tratou dos pontos de conjuntura política do Brasil, concepção e proposta de organização dos núcleos de base, a partir da experiência de Portugal (documentos em anexo).

A partir do debate foram encaminhadas as seguintes propostas:

Comunicação e conjuntura: potencializar os espaços existentes e criar novos espaços, via internet, utilizando todos os recursos, para compartilhar entre os participantes do PT no exterior, debates de conjuntura e outras informações, integradas ao site do Diretório Nacional do PT, da Fundação Perseu Abramo, Periscópio Internacional, entre outros;
Cidadania do Imigrante: a partir do documento entregue pelos companheiros de Portugal, ao presidente Lula em julho de 2003, reescrever em âmbito geral e reapresentar oficialmente ao governo brasileiro as demandas dos brasileiros que estão no exterior;
Apresentar dois documentos no III Congresso do PT Nacional: a) uma proposta política para a organização dos petistas no exterior; b) aprovar no partido o mesmo documento a ser apresentado ao governo, em nome dos imigrantes brasileiros;
Proposta de datas para o Encontro dos Petistas da Península Ibérica: dias 26 e 27 de maio ou 02 e 03 de junho, em Barcelona, a ser confirmado antes do dia 12 de maio;
Proposta de datas para o Encontro dos Petistas da Europa: dias 23 e 24 de junho ou 30 de junho e 01 de julho, em Paris.
Próximo encontro dos petistas de Madri:, dia 12 de maio, às 18.30, no mesmo local;

Nesses encontros de dois dias, propomos no primeiro dia um evento aberto aos partidos nacionais e representantes de outros partidos socialistas que têm representação no local que sediará o encontro, com mesas temáticas de interesse geral, além de atividades culturais. No segundo dia haveria atividades específicas relacionadas com a organização do PT no exterior.

Ficou encaminhado também o apoio do núcleo do PT de Lisboa para acompanhamento da próxima reunião do núcleo de Paris, no próximo dia 25 de abril.

Sem comentários: